Pegada ecológica | Movimento #PlasticfreeJuly


Hey, hey maltinha!

Tudo bem aí desse lado??

Ora bem, que maneira melhor de iniciar este mês de Julho se não com uma iniciativa a nível global? Com uma iniciativa totalmente virada para o nosso planeta? Foi com este intuito que decidi trazer-vos hoje mais um contributo para este recente separador aqui no blogue; sobre o tema da pegada ecológica. 
Esta é uma iniciativa a nível global, que como viram pelo título, tem o nome de #plasticfreejuly. O que significa? Significa então, mês de Julho sem plástico. Ora, não é nada mais nada menos, do que um movimento para tentar o mais possível reduzir o desperdício. Para alertar a população mundial da importância para a redução do consumo de plástico com vista a evitar o desperdício/lixo que é um dos grandes poluidores do nosso planeta. 

Todos sabemos que o plástico foi uma óptima inovação, pois permitiu que fossem criadas imensas utilidades que ainda hoje usufruímos, seja a nível da medicina nos cuidados médicos; da tecnologia e por aí adiante; mas tem um grande problema por de trás e que muitas das empresas ainda hoje tentam ignorar; é o facto deste material estar demasiado enraizado em tudo o que nos rodeia;  em tudo mesmo; ao ponto de andarmos a ingeri-lo, sem darmos conta. Nós como consumidores temos voz, e é essa voz que nos vai levar a um novo rumo porque a partir do momento em que deixamos de consumir, as coisas mudam.  
plastic free july 2020
Fonte: WEB


O plástico nos dias de hoje está presente em tudo; nos nossos oceanos; no nosso peixe; na nossa comida, nos utensílios do dia-a-dia e como são na maioria das vezes descartados, poluem imenso o nosso planeta. Poluem porque simplesmente não desaparecem, demoram milhares de anos e com isto vão causando os danos que hoje todos temos consciência - o aquecimento global.

easy ways to cut out plastic
Fonte: WEB

Sem querer alongar-me muito; basta fazerem uma pesquisa e vão encontrar toda a informação acerca desde tema. Esta iniciativa foi criada por uma organização na Austrália, a Plastic Free Foundation; sem fins lucrativos e podem obter toda a informação, clicando aqui.

Quem está disposto a começar esta jornada? Ainda não é tarde.

Deixo-vos aqui alguns passos bem simples que todos podem e devem adoptar no dia-a-dia para reduzir o desperdício de plástico:

- Evita a todo custo trazer para casa sacos/embalagens de plástico,
- Evita comprar produtos que venham embrulhados em plástico,
- Leva o teu saco reutilizável sempre que vais às compras,
- Evita comprar coisas por impulso, adquire apenas aquilo de que necessitas mesmo,
- Dá uma chance às lojas com artigos em 2ª mão,
- Traz contigo uma garrafa de vidro ou de alumínio, para que não compres mais garrafas de plástico,
- Troca os pensos e os tampões por outras soluções mais amigas do ambiente,
- Recicla e reaproveita tudo o que possas e dá uma nova vida,
- Substitui os produtos que tens em casa por outros mais sustentáveis,
- Compra a granel sempre que possível.

Espero que tenham gostado deste post e que este vos tenha sido útil de alguma forma.

Beijinho *

C.C

Comentários

Mensagens populares