Reeducação Alimentar | Um novo começo


Hey, hey maltinha!

Tudo bem?

Bom, antes de tudo deixem-me explicar porque decidi voltar a trazer este tema aqui ao blogue. Primeiro que tudo porque acho que este tema é super importante, então decidi dar continuidade. 
Decidi dar continuidade também não para vos mostrar resultados; porque não os tive. Por uma razão simples e fácil de adivinhar, deixei andar e engordei. Como devem calcular, esta quarentena não me ajudou em nada. Bom, ajudou um pouco, na medida em que abri os olhos e comecei a mexer-me mais. Com tanto tempo livre comecei a interessar-me mais por certos e determinados exercícios, hábitos alimentares e os seus resultados - nada mais.  Como se costuma dizer, aí a coisa foi-se dando até que acabei por me decidir a partilhar com vocês a minha história. 
Decidi também voltar a este tema por outra razão; acredito que haja imensas pessoas que estão a passar pelo mesmo que eu; e agora imaginem quem ainda está por casa e não tem absolutamente nenhuma perspectiva de quando irá voltar ao activo. Parecendo que não, estar no activo ajuda bastante porque andamos de um lado para o outro; termos horários a cumprir e distâncias a percorrer, o que acaba por fazer alguma diferença no nosso aspecto físico e na nossa saúde ao fim de algum tempo.

No meu caso, não foi apenas o facto de estar em casa que estragou tudo; mas sim porque comecei a desleixar-me na alimentação e já bem antes da quarentena. Voltei a consumir alimentos que já tinha abolido há algum tempo e que inclusive referi aqui num post sobre o tema, como por exemplo, o fast food, os refrigerantes e os produtos com leite de vaca. 
Sabem quando sentem que começam a sair do vosso "rumo" e se vão afastando cada vez mais daquilo que acreditam ser o mais "correcto"? Pois então, começou assim antes da quarentena e só tem vindo a piorar e sentia muito isto na hora de ir às compras...

Healthy GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Aqui a Je voltou a entrar nos eixos, com o objectivo de me habituar a uma alimentação mais sã, faz uma semana e estas foram algumas das alterações que considero mais importantes que implementei:

- Abolição do leite de vaca e optar por bebidas vegetais (iogurtes, leite e outros derivados),
- Abolição dos cereais de pequeno-almoço,
- Abolição dos refrigerantes (consumo esporádico em ocasiões especiais e não num daily basis),
- Optar por refeições leves ao Jantar (sopas, saladas, etc),
- Abolição dos doces (super proibidos à noite),
- Redução no consumo de pão,
- Evitar os fritos (desde que viemos morar juntos que os fritos aqui por casa são raros),
- Redução no consumo de carne,
-Redução no consumo de massas/arroz e dar prioridade aos legumes (couves de Bruxelas, esparregado, brócolos),
- Introdução de sementes, farinhas e frutos secos às refeições,
- Consumir mais fruta,
- Substituição da manteiga que tínhamos cá em casa (Planta ou Becel - autênticos venenos) por uma manteiga amiga da saúde: apenas nata e sal,
- Beber mais água (acompanhar também as refeições).

Fun Eat GIF by Denyse® - Find & Share on GIPHY


Ter tido a oportunidade de ver alguns documentários da Netflix sobre o assunto e conhecer algumas páginas de instagram e facebook de pessoas que seguem este estilo de vida mais saudável e consciente ajudou-me bastante! São uma fonte de informação que só promove a saúde, o bem estar e a contribuir para um planeta menos poluente - só coisas boas, correcto?

Se alguém tiver mais alguma sugestão que me queira dar, está à vontade.

(Só tenho a agradecer ao meu marido que é incrível e  faz um esforço enorme para me acompanhar para que eu não caia em tentação e desista).

Bom isto basicamente é um regressar às origens, regressar a uma alimentação mais regrada e não uma dieta. Obviamente que a prática de exercício físico também é uma medida a adoptar.

Agora a pergunta que se impõe; quem é que está comigo nesta luta??

C.C

Comentários

  1. Neste caso nao posso dizer que estou nessa situação, sempre fui muito magra e o mru problema e mesmo nao conseguir engordar. Gravida ja aumentei quase 9 kg mas mesmo assim sinto me bem. A unica coisa que gostava era realmente comer mais saudavel ate por causa do bebê, mas tem sido dificil.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita! Irei responder a todos os comentários na respectiva publicação.

C.C

Mensagens populares