Sustentabilidade | Combater o desperdício de água + dicas

 Hey!

Espero que estejam todos(as) bem!

Este é sem dúvida o assunto mais debatido e mais urgente na fase em que estamos todos a viver e foi por esse motivo que vos decidi trazer este tema e mais importante do que tudo, algumas dicas para aplicarem nas vossas casas. Quem não se encontra em Portugal não deve saber deste facto, mas não choveu o Inverno inteiro, e o que choveu foi mínimo e apenas em algumas regiões do nosso país. Pode-se contar pelos dedos de uma mão as vezes que choveu em Dezembro e outra mão o que tem chovido durante os 2 primeiros meses deste ano. De momento temos todo o país em seca moderada ou seca extrema e isto é absolutamente assustador.

O que podem fazer, perguntam vocês??

Primeiramente, a regra de ouro e a mais simples: fechar a torneira. Abram-na somente para o necessário e não a deixem a correr incessantemente para nada - essa água vai pelo ralo abaixo, completamente desperdiçada sem qualquer uso/justificação. Toda a água que consigam salvar do desperdício, pode ser usada para tarefas variadas. Eis alguns exemplos:

- Para a Água recolhida do desumidificador: 

Lavar o chão (e outras limpezas em casa), Regar as plantas, utilizar para descargas na sanita. 

desumidificador

- Para a Água desperdiçada enquanto esperamos que a água venha quente: Visto ser água limpa, os usos são mais do que muitos: lavar as mãos/rosto, cozinhar, beber, regar, lavar o chão. 

Cá por casa utilizamos um jarro grande de vidro com torneira que abre por cima. basta encostar a cabeça do chuveiro e toda a água que sai fria é armazenada e depois é-lhe dada vários usos. Para terem uma ideia, o nosso jarro de vidro tem a capacidade de armazenar 3L800 e nós enchemo-lo sempre que usamos o duche.. imaginem, somos dois aqui em casa, o desperdício ao final de um mês.

Jarro com torneira

- Água da Chuva: Quem tem um quintal ou varanda aberta com espaço, recolher a água da chuva é uma excelente ideia porque podem armazenar e ir dando uso, por exemplo, nas utilizações que mencionei acima e assim evitam abrir a torneira/gastar mais água. Utilizem baldes ou alguidares para o efeito e depois armazenam.


Vão ver a vossa conta da água a baixar e acima de tudo, vão evitar o desperdício de água! Lembrem-se, não há planeta B e se ficamos sem água, a sociedade está condenada. Sem água ninguém sobrevive.


C.C

Comentários

Mensagens populares