Pegada Ecológica | Primeiros passos para uma vida mais sustentável

Hey, hey!

Espero que se encontrem todos bem.

Hoje decidi trazer-vos a continuação do tema sobre a pegada ecológica, separador recente aqui no blog e que tem muita importância para mim. Desta vez trago-vos as mudanças que adoptámos aqui em casa com vista a um modo de vida  mais sustentável e eco-friendly

Nos dias de hoje está cada vez mais em voga este tema e é fácil de perceber porquê; é cada vez mais urgente e fundamental cada um de nós tomar medidas que visam a redução do desperdício. Reduzir o desperdício passa por fazer alterações nos nossos padrões de consumo. São medidas simples mas com enorme impacto. É importante referir que estas mudanças começaram o ano passado (2020), durante o primeiro confinamento.

Champô/amaciador sólido-
Em substituição de champô e amaciador líquido

champô sólido

Acabados os mil e um frascos de champô/gel de banho que abundavam aqui por casa, chegou a altura de adoptar estes maravilhosos produtos em formato sólido que nos duram meses, ao contrários dos frascos convencionais. Para quem se pergunta, não, eu não estou a exagerar quando digo que um champô sólido dura meses. O meu champô sólido é da marca portuguesa Shaeco e está a ser utilizado por mim desde Dezembro 2020. Dizem que substitui pelo menos dois frascos de plástico (dependendo do número de pessoas a usar), mas eu cá acredito que já devo ter poupado pelo menos uns 3 frascos. 

Pondo de parte a questão da poupança, que obviamente é muito importante mas vamos falar dos outros benefícios! Falando de saúde; imaginem um cabelo que toda a vida esteve em contacto com produtos químicos em tudo o que lhe aplicávamos (champôs, amaciadores, máscaras, leave ins, sprays, séruns, etc), e de um momento para o outro, passa apenas a receber ingredientes 100% naturais na sua constituição!? É libertador! 

Sabonete sólido (mãos e corpo) -
Em substituição de sabonete líquido e gel de banho



Acabámos o nosso sabonete e gel líquidos e adoptámos o velhinho e maravilhoso sabonete. Bom, barato, duradouro e eficaz. Estes que vos mostro são de supermercado e são meramente ilustrativos. Servem para vos mostrar que existem opções económicas e com menos plástico no mercado. Para quem não puder optar por marcas mais caras e 100% naturais.

Pensos higiénicos reutilizáveis/Copo Menstrual/Cueca Menstrual-
Em substituição dos pensos/tampões descartáveis

pensos higiénicos reutilizáveis

Na minha opinião, esta foi a melhor mudança de todas! Pequeno gesto - Mega impacto!!!

Já temos aqui no blogue um artigo dedicado totalmente aos pensos higiénicos reutilizáveis, para conseguirem aceder basta clicar aqui.


Discos reutilizáveis-
Em substituição dos discos descartáveis de algodão

discos de algodão reutilizáveis

Encomendei estes discos reutilizáveis de tecido da Primark e também tenho um pack do Aliexpress, para substituir os discos de algodão descartáveis. Entretanto, se necessitar de mais, irei dar prioridade ao comércio de lojas portuguesas que é fundamental e com melhor qualidade! 


Desodorizante sólido-
Em substituição dos desodorizantes de plástico/aeróssois

desodorizante sólido

Quando tiver opinião formada, irei dar aqui o meu testemunho.


Sacos reutilizáveis para legumes/fruta-
Em substituição dos sacos de plástico


sacos de rede reutilizáveis

Sacos de rede ou sacos de pano, andam sempre comigo na carteira e na mala do carro. Estes são do Auchan (encontram em todos os hipermercados) e são óptimos porque são grandes e resistentes, permitindo encher com 3 ou 4 variedades de produtos.

Palhinhas de Metal-
Em substituição das palhinhas plásticas 

palhinhas reutilizáveis


Lâmina depilatória-
Em substituição das lâminas descartáveis

lâmina depilatória


Estou completamente apaixonada pela minha nova lâmina depilatória da Harma Organics! De aço inoxidável, extremamente durável e resistente. Para quem quiser a minha opinião completa sobre ela, basta clicarem aqui.

Escovas de dentes de Bambu-
Em substituição às escovas plásticas descartáveis

escova de dentes de bambu

Bom, sobre as escovas de dentes eu optei por estas de Bambu para primeira vez, para ver como é que nos adaptávamos aqui em casa. Ainda não tenho uma opinião formada porque ainda não testei (ainda estou a gastar as de plástico), mas só para vos dizer que hoje em dia podem optar entre: escovas de bambu e as escovas feitas de bioplástico e óleo de rícino, em que só se substitui a cabeça - ambas são melhor opção que as escovas comuns!!
Penso que após utilizarmos as de bambu iremos aderir às de bio plástico porque não ficam com problemas de humidade e o cabo dura-vos uma vida.


Espero que este post vos tenha agradado e que acima de tudo, vos tenha sido útil! Alguma dúvida ou questão que tenham, não hesitem em deixar nos comentários abaixo :)

C.C

Comentários

Mensagens populares