Pegada Ecológica | Pensos higiénicos reutilizáveis

 Hey, hey maltinha!

Como estão?

Tenho andado um pouco desaparecida aqui do blogue porque regressei recentemente ao trabalho. Ainda mais afastada neste tema que tanto me acrescenta e que adoro mas tenho aproveitado para testar os produtos para vos dar uma opinião honesta. O ano 2020 está sem dúvida a ser um ano totalmente atípico; afinal estamos a viver uma pandemia mundial.. Mas a verdade é que também  trouxe algumas coisas boas e este novo estilo de vida é sem dúvida um deles e é por isso que decidi também partilhar com vocês.

Hoje venho partilhar com vocês a última alteração que implementei na minha vida com vista a promover a minha saúde e o nosso planeta, que foi a substituição dos pensos higiénicos descartáveis por pensos reutilizáveis em pano. 

Decidi encomendar primeiramente um pack de 5 pensos para fluxo ligeiro deste site. Na altura andava à procura deste tipo de produtos e apareceu-me então um anúncio desta loja no facebook. Mostrei neste post quando chegaram, traziam um saco para irem à maquina e uma bolsa para trazer na mala. Achei uma boa relação qualidade/preço, tendo em conta que não pagaria mais pelos portes de envio e por isso cada penso ficou a cerca de 5€. Demorou foi uns 15 dias a chegar aqui a casa porque os pensos vieram da Bélgica (se não estou em erro).

Mais tarde, descobri uma outra lojinha no facebook com o nome Panos da Vera, que é de uma senhora  extremamente simpática e que faz este tipo de produtos à máquina (bolsas, guardanapos, discos desmaquilhantes, etc). Tudo feito com amor e com uma enorme preocupação ecológica desde a forma como são feitos, como a escolha dos materiais. Decidi encomendar mais dois pensos mas de tamanho um pouco maior, para os dias de maior fluxo. O envio foi rápido porque foi encomenda nacional. Achei excelente e por isso recomendo!! Os próximos que comprar serão de lá também.

Porquê optar por produtos de higiene feminina  reutilizáveis??

Para quem não sabe, os pensos higiénicos e os tampões são altamente perigosos para a nossa saúde e para o nosso planeta. Os tampões são embalados em plástico, com aplicadores de plástico, com fios de plástico. Os pensos têm geralmente ainda mais plástico, desde as bases à prova de fugas, aos elementos sintéticos que absorvem o fluxo. A probabilidade de choques tóxicos é muito elevada devido à composição e forma como são "tratadas/transformadas" as matérias primas para poderem ser usados. 

Não me querendo alongar muito, até porque a informação está disponível por toda a parte, bastando apenas fazerem uma rápida pesquisa no Google, é utilizada lixivia para os pensos obterem a cor branca que possuem e imensos outros químicos para obterem aquele aroma floral. Tudo nocivo e tóxico para o nosso organismo e responsável por imensas doenças, incluindo cancros.

pensos higiénicos reutilizáveis

Como foi a minha experiência até agora??

Em relação à minha opinião sobre esta alternativa; bom, posso dizer-vos que foi uma das melhores mudanças que implementei na minha vida. O conforto é total e não há quaisquer fugas (que era o meu receio ao início). Confesso que quando estou a usar nem o sinto por ser tão macio! Não parece que tenho um penso colocado; já quando usava os de plástico, sentia e não era nada agradável. Para não falar nas restantes situações que todas nós mulheres sabemos (cheiros, transpiração em contacto com o penso higiénico plástico, etc). São super fáceis de usar pois ambos trazem uns botões para fechar por baixo e assim, ficarem presos à cueca e assim não saem do sítio.

Escusado será dizer que com a tomada destas alternativas sustentáveis só têm vantagens. É a vossa saúde, o planeta e a vossa carteira que ganham! Os pensos reutilizáveis de pano duram anos e anos e um dia que já não estejam em bom estado não poluem o planeta quando descartados. 

Para quem não é adepto de pensos de pano, têm sempre a opção do coletor menstrual que também dura anos, é seguro e eco friendly! 

E vocês?? Já optaram por um estilo de vida mais sustentável? Adotaram alguma medida?

C.C

Comentários

  1. Eu tentei os pensos mas correu mesmo mal! O meu meio de transporte é a bicicleta e foi a coisa mais desconfortável da vida! Mas resultou bem o copo. Cada um com a sua preferência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que pena :/ mas bom, o que interessa é que encontraste uma alternativa ^^ Beijinho*

      Eliminar
  2. Pena que a maior parte das alternativas que encontro sejam tão mais caras, como os champôs sólidos que refere aqui. Para mim que tenho um agregado familiar de 5 pessoas torna-se complicado. Já adoptei os pensos higiénicos de pano e adorei, comprei palhinhas reutilizáveis e uso sabonetes de supermercado mas sólidos. Também comprei guardanapos de pano para usarmos às refeições e uso sacos de rede para as frutas no supermercado. Gostava, de facto, de fazer mais quanto às embalagens de plástico que usamos cá em casa mas as alternativas não são económicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      Tem toda a razão no que toca ao factor preço ser mais elevado.. mas veja, um champô sólido que me custou 9€ está-me a durar meses - estou a usar desde Dezembro 2020!! Acaba por compensar. Mas aquilo que já está a fazer já são mudanças muito boas e louváveis.

      Os preços entretanto vao começar a baixar (mais procura, mais concorrência), não só dos champôs mas das restantes coisas (detergentes, pensos, etc) :D

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita! Irei responder a todos os comentários na respectiva publicação.

C.C

Mensagens populares