Receita | "Bifinhos" de Seitan e cogumelos com couscous

 Hey, hey maltinha :)

Tudo bem?

Hoje trago-vos uma receita bem diferente do que costumo mostrar por aqui, não é verdade? Ora para quem não sabe, nós aqui por casa temos andado a reduzir imenso o consumo de carne e então decidimos experimentar cozinhar Seitan. Eu já conhecia o Tofu, já tinha feito aqui em casa e até tinha gostado mas o Seitan ainda não. Provei Seitan pela primeira vez quando estivemos hospedados no Douro e comi no restaurante do hotel pela primeira vez e fiquei logo fã!  Quando regressámos de férias e fomos às compras trouxe logo um pacote de cada para fazer aqui em casa. 

Hoje trago-vos uma receita deliciosa de "bifinhos" de Seitan com cebola caramelizada e couscous a acompanhar.

bifinhos de seitan com coscous

Ingredientes:
- Seitan,
- Azeite,
- Molho de Soja,
- Alho e gengibre (em pó),
- Cebola,
- Cogumelos frescos,
- Couscous,

Preparação:
Comecem por cortar o vosso pedaço de seitan em fatias finas e deixem a marinar de um dia para o outro (de preferência), ou por algumas horinhas até ganhar sabor. Deixem a marinar em molho de soja, alho e gengibre em pó.
Numa frigideira ou WOK deitem uns fios de azeite e cortem uma cebola em rodelas e liguem o lume. Deitem a cebola já cortada em rodelas na frigideira antes de o azeite ficar demasiado quente. Lavem e cortem em fatias finas os cogumelos frescos (ou de lata). Mexam bem a cebola até esta começar a ficar dourada e em seguida acrescentem os cogumelos. Quando os cogumelos e a cebola estiverem a meio da "cozedura", arranjem espaço na vossa frigideira desviando a cebola e os cogumelos e coloquem as vossas fatias do Seitan lado a lado para que cozinhem bem e despejem a marinada por cima (nada se desperdiça!). 
Deixem o Seitan cozinhar de um lado e de outro até ficar mais escuro de ambos os lados e em seguida deitem as natas de soja. Mexam tudo muito bem e envolvam a cebola e o seitan no molho. As notas de soja irão ganhar uma coloração bege/acastanhada devido ao molho de soja, ao azeite e ao seitan. Retifiquem os temperos.

Assim que o Seitan estiver cozinhado de ambos os lados e a cebola caramelizada, o vosso prato está pronto!

Coloquem o vosso couscous a cozer numa taça (despejando a água a ferver e deixar por 5 minutos tapado) e está pronto a acompanhar os vossos bifinhos :D

C.C

Comentários

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita! Irei responder a todos os comentários na respectiva publicação.

C.C

Mensagens populares