Fiz o meu primeiro bolo | Pão de ló fofinho (receita)
Hey, hey!
Tudo bem aí desse lado?
Pois bem, por aqui continuo em casa, em lay off sem saber bem até quando... (e a manter o confinamento o mais possível). Com tudo fechado e com o vírus ainda a vaguear, acho preferível que quem possa, se mantenha em casa o mais possível. Até porque se está tudo fechado, para quê sair?? Opto simplesmente para sair para ir às compras de mercearia à semana e por dar um passeio perto de casa com a cadela. Talvez amanhã, caso o tempo colabore, dê um passeio perto da praia com a cadela para respirarmos todos ar puro que bem precisamos. Estou a dizer isto e está de momento a cair uma carga de água descomunal...
Ontem foi dia de fazer o primeiro bolo aqui em casa. Para quem não sabe, eu ainda não tinha feito nenhum bolo/sobremesa (sobremesa sem ser gelatinas e mousses instantâneas) desde que saí da casa dos meus pais e o motivo é simples: eu e o João não ligamos a bolos/doce caseiros e sendo só nós dois aqui em casa; o mais provável era acabar por ir metade para o lixo e nós não queremos isso. Não queremos isso, nem andar a comer as coisas de castigo para não irem para o lixo.
Há uns dias que andava com vontade de comer pão de ló, bolo esse que é o único que devoro inteiro sozinha porque simplesmente adoro. É doce, é fofo e não é nada enjoativo.
É que além de saboroso, é extremamente fofo e isso eu agradeço à minha rica mãesinha pela receitinha, adaptada ao longo do tempo. :)
Vamos à receita? :)
Ingredientes:
- 6 ovos M/L,
- 5 colheres sopa de farinha,
- 7 colheres sopa de açúcar,
- 1 colher de chá de fermento em pó,
- Margarina
(o truque com este bolo é, se colocarem 6 ovos, colocam 5 colheres de farinha, se colocam 7 ovos têm de colocar 6 colheres de farinha, e por aí adiante).
Preparação:
1º passo: Untar muito bem a forma desejada com margarina,
2º passo: Separar as gemas das claras,
3º passo: Misturar as gemas com o açúcar com a ajuda de uma colher,
4º passo: Numa taça à parte, bater as claras em castelo,
5º passo: Num recipiente misturar a farinha com o fermento e adicionar o preparado das gemas com o açúcar,
6º passo: Envolver o preparado acima com as claras em castelo e depois, verter tudo para a forma com cuidado (devagar para não ficar aguado o bolo)
7º passo: Pré-aquecer o forno a 170º/180º graus e deixar o bolo por 30 minutos. Vão verificando com a ajuda de um palito se já está. (O meu forno aquece muito rápido então antes do temporizador tocar ele já estava a começar a queimar em cima se não tivesse visto).
C.C
Parabéns, toca a fazer mais e a partilhar receitas
ResponderEliminar