Pegada Ecológica | Review da Luffa vegetal

Hey, hey!

Como estão?

Hoje venho aqui falar-vos sobre as luffas, as esponjas compostáveis para lavarmos a loiça. Quem é que ainda não conhece esta maravilha 100% natural? Venho aqui para vos esclarecer e ajudar-vos a explorarem esta pequena maravilha em vossa casa (não só nas vossas cozinhas). 

O que é afinal uma Luffa vegetal?

É uma esponja/esfregão natural (ou esponja, como queiram chamar) de fibra de luffa 100% compostável. Para conseguirem tirar partido de todas as vantagens deste esfregão, devem primeiro passá-lo por água morna até ficar macio e flexível. É ideal para lavar panelas antiaderentes, canecas e utensílios de cozinha sem os riscar! E sabem que mais? Podem ser usadas no banho, tornam-se macias em contacto com a água e ao tocarem na vossa pele, proporcionam um efeito relaxante e exfoliante.

As luffas são da família das curgetes. Estas plantas podem ser consumidas, ou para produzirem esponjas, é deixar o fruto pendurado na planta até a pele ficar dura e o caule amarelo. Depois colher e deixar secar mais algumas semanas num ambiente seco, até o fruto ficar castanho. A seguir, retira-se a epiderme seca de cor acastanhada e as sementes da polpa, passando por água corrente. E voilá, fica pronta a usar.

Vantagens da Luffa Vegetal:

- Feito à Mão
- Vegan
- Compostável
- Livre de Plástico
- É possível produzirem onde vivem, no vosso jardim, horta ou até mesmo num vaso
- Económico
- Várias utilidades (para o banho, para lavar a loiça, outras limpezas)



Esponja Plástica VS Luffa Vegetal



A minha experiência

Antes de mais, deixem-me dizer-vos que estamos a usar a nossa primeira luffa, comprada o ano passado, desde meados de Julho 2021 (pelo menos, porque foi quando comecei a preparar este artigo). Até hoje estou muito fã.

Como referi em cima, ainda estou a usar a mesma luffa e ela está impecável e nós cá em casa não temos máquina de lavar a loiça, imaginem só, ela é literalmente usada várias vezes ao dia, todos os dias. Podem ver pela foto que publiquei mais abaixo, para comprovarem o estado dela. Continua inteira, está é "maior" devido ao uso que lhe temos dado porque ela expande.

Eu era daquelas pessoas ao início, muito reticentes quanto à sua eficácia e por isso fui adiando a compra até que decidi arriscar e encomendar uma para testar finalmente, visto que as minhas esponjas de plástico estavam a terminar e não queria voltar a comprar mas sim, apostar em algo mais sustentável e ecológico mas que funcionasse. E olhem, amei. 

Antes (Novinha em Folha) - Custou 3,50€

Luffa

Depois (Após muitos meses de uso)

Luffa

Espero que tenham gostado e que este post vos tenha sido útil! :)

C.C

Comentários

Mensagens populares