A nossa primeira Roadtrip pelo Norte de Portugal! (10 dias)

 Hey, hey maltinha! :)

Tudo bem aí desse lado!?

Para quem não me conhece nem segue aqui o blogue; o nosso plano de férias para este ano já estava bem pensado. A primeira quinzena de férias (que foi em Março), era de ir passar uns dias fora do país. O destino era Suíça e França, onde tenho família (planos totalmente cancelados devido à pandemia); e na última quinzena de férias que foi agora em Setembro, o plano era ficar por cá, pelo nosso lindo país que eu infelizmente ainda pouco conheço. Quando vivia com os meus pais não tínhamos o hábito da maioria das famílias, que mesmo não indo para fora, aproveitava nem que fosse para passear por aqui e por ali. Dormia fora nem que fossem só 3 dias e já ficava a conhecer algum cantinho novo no país. Devido a isso, muita coisa me é desconhecida e à medida que fui crescendo fui ganhando cada vez mais e mais vontade de visitar e curiosidade de conhecer. Desde que comecei a namorar com o J. posso dizer-vos que já risquei muitas coisas da minha lista e isso deixa-me super feliz e realizada.

Entretanto, com esta coisa da pandemia Covid-19 a começar a assombrar o nosso país e os nossos planos de viagem; e nós ainda sem saber bem o que isso iria significar; tinha já elaborado um pequeno roteiro que seria o nosso plano B para as férias de Março Era o nosso aniversário de casamento e queríamos mesmo celebrar de alguma forma para que não passasse a data em branco. (Acabou obviamente cancelado e ficámos em confinamento como o resto do país). 

Com o tempo livre que tive durante o confinamento, lá decidimos pegar nele e aprimorá-lo ao nosso novo objetivo/destino; até porque iríamos ter companhia nos primeiros 3/ 4 dias e o destino seria mais para o Interior norte do País (Arganil, Serra da Estrela). Com as sucessivas pesquisas, o que acontece? Acontece que eu quero ir a todo o lado então lá tive que planear bem as pernoitas de forma a não conduzir tantas horas seguidas de um ponto ao outro. Decidi que também queria conhecer a Lousã e lá consegui incluir no nosso roteiro. Como fomos muito para Norte; optámos por começar então pela Lousã (partimos de Lisboa); e ir fazendo paragens aqui e ali sempre de 2 noites (mínimo). Desta forma conseguimos aproveitar o nosso tempo e conhecer melhor as zonas onde ficávamos alojados e as zonas circundantes (ainda fiquei a conhecer mais uns lugares que não esperava).

LOUSÃ - CHÃS D'ÉGUA - FOZ D'ÉGUA - PIÓDÃO - SERRA DA ESTRELA - COVILHÃ - BRAGA - GUIMARÃES - DOURO (PESO DA RÉGUA, MESÃO FRIO) - LAMEGO - AROUCA - SÃO PEDRO DO SUL (SANTA CRUZ DA TRAPA) - COIMBRA

Roteiro:

Saímos de casa pelas 06h20 no dia 17/9 em direção a Lousã onde visitámos duas aldeias de Xisto: a aldeia do Talasnal e do Casal Novo. (Para a próxima queremos visitar as restantes que são: Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena).

            


Recomendo vivamente pararem na Lousã porque é uma paragem absolutamente obrigatória. Têm a oportunidade de visitar lugares absolutamente incríveis; totalmente fora do comum de tão diferentes. Eu não consegui parar de tirar fotografias a tudo o que era canto, janela, porta, muito menos parei de imaginar ter uma casinha igual numa daquelas aldeias. O sossego, a paisagem, um sonho! Depois deste sonho, seguimos para Arganil com paragem rápida na Aldeia das Dez (estava a começar a chover e estava muito vento).  
Ficámos hospedados na zona de Chãs d'Égua por 3 noites, num alojamento local chamado Casa Amorim. Decidimos ficar 3 noites/4 dias porque queríamos visitar imensa coisa e não queríamos andar a correr. Os lugares visitados foram: Piódão, Foz d'Égua, Chãs d'Ègua, Serra da Estrela (Penhas da saúde). Passámos também por Vide.


  
Chãs D'Égua

 


 

Infelizmente a meteorologia não permitiu visitar tudo (pelo menos o que tínhamos colocado no nosso roteiro conseguimos ver praticamente tudo mas depois as sugestões que nos deram não). A pessoa que nos alugou a casa tinha-nos dado muitas mais sugestões que como referi, o tempo não permitiu, mas ficaram registadas para uma próxima oportunidade, ora vejam e tomem nota:

Fraga da Pena, Lagoa comprida até ao Covão dos Conchos, Benfeita, Manteigas, Poço da Broca, Pedras Lavradas. Louriga (praia fluvial),Vale de Rossim, Sabugueiro, Seia , Covão da Ametade, Mata da Maré Graça (Serra do Açor), Coja, Vila Cova do Alva, Avô e Vide.

A Serra da Estrela foi vista à pressa e mal (estava um nevoeiro cerrado e depois começou uma tempestade horrível). Entrámos no centro comercial, demos uma volta, trouxe um íman cá para casa e umas pantufas para oferecer e fomos literalmente a correr para o carro. Vide e Covilhã foram vistas a partir do nosso carro e só de passagem.

  • Recomendo o restaurante "Varanda da estrela" em Penhas da Saúde (Serra da Estrela). É só maravilhoso.
  • Recomendo o restaurante "Solar dos Pachecos" em Piódão. Excelente ! Comemos lá por duas vezes, numa primeira vez umas tapas e acepipes e na segunda vez, um belo bitoque. Foi de lá que viemos abastecidos de bons licores, queijo e mais ímans para o nosso frigorífico *risos*

No dia 20/9, fizemos check-out da nossa linda casinha em Chãs d'Égua e descemos até à Covilhã para almoçar e ver um pouco a cidade. Fomos deixar o nosso amigo na estação ferroviária e lá começou a nossa aventura a dois. Seguimos para Braga onde ficámos hospedados duas noites no Hotel Golden Tulip Braga, que se situa em Falperra (perto do Bom Jesus de Braga). Aproveitámos para ficar a conhecer o centro de Braga e de Guimarães que ficava a 30 minutos de carro. Ao centro de Braga fomos duas vezes e a Guimarães passámos uma tarde inteira a percorrer a cidade de lés a lés - amámos!





- Recomendo o restaurante "O Jacó" e o "Donna Sé", no centro de Braga. 

- No hotel onde ficámos hospedados (Golden Tulip Braga), em Falperra, também recomendamos o restaurante. Come-se muito bem e o atendimento é óptimo.

No dia 22/9 seguimos para o lindo Alto Douro, onde ficámos hospedados mais duas noites no maravilhoso Hotel Douro Scala em Mesão Frio (pertinho do Peso da Régua).  Passeámos pela zona junto ao rio Douro, conhecemos Peso da régua, Mesão Frio e ainda fomos até Lamego.


Na zona do Alto Douro, recomendo o restaurante Douro In, na zona do Peso da Régua (zona ribeirinha) e o restaurante do nosso hotel (Douro Scala). Para tomarem um drink, recomendo o museu do Douro após fazerem uma visita e ainda disfrutam de uma bela vista.

No dia 24/9 fizemos check-out do Hotel Douro Scala e começámos o nosso caminho para Sul (em direção a casa). Rumámos a Santa Cruz da Trapa (São Pedro Sul), onde ficámos hospedados as últimas duas noites em alojamento Rural, na Quinta do Pendão. Tínhamos dois vouchers odisseias que nos ofereceram no nosso casamento e decidimos aproveitar e utilizar nestas férias. Em São Pedro do Sul, ao contrário do que eu imaginava, tem imensa coisa para ver/visitar!!! Ora podem visitar o Poço Azul, o Poço Negro, o Poço da Cila; as pedras parideiras, a Serra da Freita; a aldeia da pena (recomendado por uma senhora do alojamento onde ficámos, e que ficou para uma próxima visita). Visitámos também a zona de Arouca.

Almoçámos em Arouca, no restaurante "Manjar de Arouca", no centro da vila e comemos a sobremesa e bebemos o café na pastelaria "Doces conventuais de Arouca". Paragem obrigatória para trazerem uns belos docinhos típicos (nós provámos a alheira doce, as castanhas doces e os charutos de ovos, absolutamente TOP). 


 

No dia 26/9, dia de regressar a casa e matar saudades da nossa Sora :) 

Como ainda eram 3 horas de viagem desde São Pedro do Sul, decidimos fazer o check-out cedo e começar o nosso trajeto. Decidimos "partir o percurso a meio"; então fizemos 1h30 de caminho até Coimbra, onde parámos para almoçar e o restante tempo de viagem (1h30) até casa. Menos cansativo e mais fácil :)

Almoçámos num restaurante japonês maravilhoso e de rodízio bem no centro de Coimbra (andávamos cansados de comer carne e batata frita, ahahah). O Restaurante foi o "FU89". A comida era óptima e adorei a cidade, sem dúvida vamos regressar no futuro! Após o almoço, fizémo-nos à estrada em direcção a casa que já estávamos a morrer de saudades.

And that was it ! Espero que tenham gostado deste pequeno roteiro, elaborado com muito amor e muita vontade de explorar e conhecer cada vez mais e mais! Sem dúvida que quero voltar a estes sítios e os que não tive oportunidade de visitar, irei sem dúvida conhecer no futuro!

Para terminar:

- Alguma dúvida que tenham, podem deixar na caixa de comentários abaixo.

- Não quis encher o post com muitas fotografias porque elas estão todas na minha conta de Instagram, para quem quiser ver.

- Constatámos que a Norte não comem mal em lado nenhum, isso é certo. ahahahah.

 Ahh, a zona de Arganil passou a ser o nosso destino favorito. Destino zen, para um tempo de paz e descanso, longe da confusão e do stress.

Beijinhos **

C.C

Comentários

Mensagens populares