Diary | First time being a dog owner !


Hey!
Tudo bem por aí?

Mais uma véspera de folga, é caso para dizer: Yay!

É assustador porque o tempo passa num instante e ao mesmo tempo, a sensação de estar de folga é indescritível.. Tipo como assim já vai fazer depois de amanhã, uma semana que fomos buscar a Sora ao canil? Uma semana desde que ela está connosco. Surreal!

O que tenho a dizer-vos sobre esta nossa última semana? Ora, sem rodeios, tenho a dizer-vos que não tem sido tudo um mar de rosas (o que é normal e está tudo bem). Para quem nunca teve um cão na vida, como é o meu caso; tudo tem sido uma descoberta e uma aprendizagem.
Ter um cão era e é para mim, um sonho tornado realidade e que tinha desde criança. O J. já teve dois cães antes da Sora, quando estava na casa dos pais e isto já foi há muitos anos. A Sora é uma cadelinha incrível, linda e muito muito afectuosa. Com 3 meses acabados de fazer (30 de Janeiro), e estar connosco há tão pouco tempo faz com que haja imensas coisas que ela não saiba; que não tenha aprendido (como é natural) e outras tantas que eu ainda me estou a habituar. A juntar a isto, temos a questão dela não poder sair à rua por causa das vacinas que tem ainda no organismo a fazer o seu efeito.
 Hoje de manhã o J. foi levá-la ao veterinário; supostamente para tomar a vacina da raiva mas acabou por levar apenas uma pipeta na zona do pescoço, porque ela se andava a coçar e agendou-se a vacina para dia 15 deste mês.

As dificuldades que sinto de momento, e falo por mim porque o J. terá a opinião dele, é o facto de não conseguirmos que ela durma na cama dela, noutra divisão da casa. Estamos a tentar  habituá-la a dormir na cama dela e eu explico como tudo se passou. Na primeira noite, pusémos a Sora na suposta cama dela, no chão do nosso quarto, ao fundo, porque achámos que ela assim se sentiria acompanhada e por isso, menos medrosa e triste. Ela começou poucos minutos depois a choramingar.
Ela começou a choramingar e o que é que nós, pais desta filhota patuda, fizemos?? Colocámos a cama dela em cima da nossa mas ao fundo (aos pés da cama). O que sucedeu? Sucedeu que ela durante a noite saía da caminha dela e vinha ter connosco. Saía sorrateiramente da cama e da manta dela e ia subindo, subindo e quando dávamos conta, já ela estava entre nós dois em cima da colcha. Os dias foram passando e nós sempre a insistir que ela dormisse somente aos pés da cama, em cima da mantinha dela. Mais uma vez, ela deixava a manta dela aos pés da cama e ia subindo, subindo, subindo até estar confortável entre nós os dois...
Tudo era bonito e maravilhoso porque ela dormia lindamente. Sossegada, quente e feliz ela dormia a noite noite e por isso, tudo óptimo para todos. Então e quando os donos quiserem privacidade? Tipo, dormirem os dois sozinhos na cama sem que haja uma cadelinha a chorar e a ganir??

Conclusão? Tem sido uma batalha todos os dias. Há duas noites para cá que tentamos que ela fique a dormir na cama dela. Ontem foi a derradeira noite. Saí às 17h30, vim para casa e o J. estava a trabalhar até à meia noite, e por isso, só chegaria a casa perto da 1h00. Consegui que ela entre choros e ganidos, e de andar de um lado para o outro na casa; ficasse sossegada por momentos, até que voltava e insistia para subir para cima da cama e dormir connosco. Entre ganidos, choros e guinchos, eram as unhas para trepar a roupa da cama..

Consegui aguentar isto até perto das 2h00, com muitos "xiiuuss" pela noite dentro, tendo em conta que me fui deitar perto das 22h00 e foi por volta dessa hora que a coloquei no chão com a manta dela.

As outras coisas como ela fazer as necessidades aqui em casa, penso que  isso é o que menos nos preocupa. Ela tem de fazer as necessidades cá em casa, optámos pela varanda que é onde ela tem a taça da comida e a água; e tem um papel absorvente para ela fazer as necessidades. Visto que não a podemos ainda levar a passear para fazer na rua e para que tudo corra bem, tem que haver treino como com qualquer animal.

Este testemunho todo serve para poder partilhar e desabafar com vocês sobre esta recente novidade nas nossas vidas. Para quem está aí desse lado e tenha alguma dica para me dar em relação a este tópico ou outros, sou toda ouvidos e agradeço todas as dicas!
Obviamente que eu e o J. andámos já a pesquisar na Internet, dicas, truques, treinos, etc; mas saber dicas vossas (e quantas mais melhor), é sempre bom..

A situação torna-se complicada porque realmente a Sora é muito muito bebé, então chora, gane, e a energia dela é mais do que muita porque como disse, ela não pode gastar as energias porque ela não pode ainda sair à rua. Queremos evitar a todo o custo qualquer tipo de situações com os nossos vizinhos e não é de todo fácil.
Quero acreditar que isto é só uma fase, estou ansiosa que ela amadureça e comece a acatar melhor as ordens.

Bom e vocês? Alguma história para nos contar? Ou alguma dica que queiram partilhar connosco?´

C.C

Comentários

  1. Se eu consegui ensinar a minha gata, que foi lá para casa com 5 anos, a dormir à porta do quarto ou fora do quarto (tudo menos na minha cama) também tu consegues. Mas exige tempo e paciência... Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força XD sim, hei-de conseguir, ela acabou de fazer 3 meses por isso a guerra ainda agora começou XD

      Eliminar
  2. Olha, eu só te digo... impõe-te AGORA, ou vais perder direito à tua cama.

    ahahah

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita! Irei responder a todos os comentários na respectiva publicação.

C.C

Mensagens populares